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Published 11 de julho de 2020

É isso!

Chegamos ao final de mais um ano, e que ano complexo esse hein? Mas apesar de tudo sobrevivemos! E olhando pra trás dá pra ver que as coisas andaram.

2019 foi um bom ano para a gamificação. Há algum tempo, quando abria as reuniões perguntando se todos conheciam o conceito, recebia muitos olhares de curiosidade. Hoje nem faço mais esta pergunta, as empresas já entenderam que a gamificação é uma ferramenta e que pode funcionar muito bem no engajamento dos colaboradores, qualquer que seja a área.

Conseguimos implantar vários projetos este ano, alguns bem complexos outros menos. Mas todos mirando no principal objetivo de uma estratégia de gamificação: motivar as pessoas.

Otis, gamificação no onboarding

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Um projeto muito bacana no início do ano que implantamos foi na Otis, a maior empresa de elevadores do mundo. Fizemos um trabalho de onboarding para os novos funcionários, onde eles podem conhecer toda a empresa antes mesmo de iniciar o trabalho nela.

Assim que são aprovados na seleção, eles recebem um login e senha para entrar na plataforma, receber as boas vindas de toda a diretoria, consumir todo o conteúdo que está disponível e interagir com outros novos colaboradores.

Além da economia de tempo na integração e dos diretores, eles iniciam sua história na Otis já conhecendo os valores da empresa e principalmente, todos os colegas de jornada.

Viacredi, desbravando o conhecimento

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Outro projeto muito bacana que aconteceu este ano foi na Viacredi, a maior cooperativa de crédito do país, com sede em Blumenau.

A ideia inicial era promover uma corrida com metas e o objetivo de aumentar a participação do produto consórcio nas vendas.

Mas após longos papos com a equipe, percebemos que o motivo para isto não estar acontecendo era em relação ao conhecimento sobre o consórcio. Os vendedores, como ficavam inseguros nas dúvidas dos clientes, preferiam oferecer outros produtos.

Mudamos um pouco o rumo da dinâmica e miramos no conhecimento, em dissecar o produto e multiplicar este conteúdo entre as agências em um jogo bem simples, de perguntas e respostas que aconteceu durante o segundo semestre.

Ainda não vi os resultados, mas já me disseram que a turma estava empolgada! 🙂

HDN Digital, uma grande parceria.

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Também foi um ano de encontrar um grande parceiro nos projetos, a HDN Digital. Agora além de poder oferecer toda a estratégia de gamificação, podemos entregar a solução digital completa.

Isto é ótimo, pois uma situação que acontecia bastante era a gente traçar a estratégia de gamificação, bolar todo o design da solução e o projeto acabar sendo engavetado por falta de fornecedor ou falta de prioridade interna no desenvolvimento.

Agora isto não existe mais.

Entregamos juntos dois projetos bem legais de gamificação: na HSM para seus diretores, e na Eu Black para seus vendedores.

Além de vários outros projetos de transformação digital onde consegui contribuir com minha experiência em design e UX: MarcopoloRetail MediaShopfisio e Plethora só pra citar alguns.

E tem pelo menos mais dois projetos bem legais com duas multinacionais onde vamos entrar forte com gamificação. Espero que em 2021 eu volte pra contar sobre como eles deram certo! 🙂

2020: Seguindo em frente

Apesar de um ano esquisito, quando olhamos com carinho para 2019 a gente acha algumas coisas bem legais. Precisamos (devemos) aprender sempre com os erros, mas é no que deu certo que devemos focar e relembrar.

Um 2020 espetacular pra você, que seja um ano repleto de realizações, de sucesso e de entregas. E que você se divirta muito no processo!

E se precisar de alguma ajuda este ano, estaremos logo aqui! 😉

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