Pular para o conteúdo

Livros sobre Gamificação, Design e Criatividade

De vez em quando me pedem indicações de leitura sobre gamificação. Montei então esta lista com algumas leituras bem bacanas – na minha opinião –  e incluí também design, comunicação e qualquer outro tema que eu acho que pode te ajudar.

Volte de vez em quando que eu estou sempre atualizando a lista aqui! 🙂

Homo Ludens

Johan Huizinga

Livro de cabeceira de 99% de muitos game designers, nele Huizinga explora o jogo como um formador da cultura humana e não como seu produto.

Também introduz muitos conceitos importantes dos jogos como o Círculo Mágico.

Gamificar

Brian Burke

Brian Burke conta de forma bastante prática como as empresas podem aplicar a gamificação para potencializar o engajamento de seus funcionários.

São vários cases que ilustram cada uma das etapas, com os acertos e os erros a serem evitados.

A Realidade em Jogo

Jane McGonigal

Neste livro a game designer Jane McGonigal explora como os jogos podem nos unir e ajudar a resolver problemas do mundo real.

São vários exemplos mostrando iniciativas de jogos buscando aproximar as duas realidades: a do mundo real e a dos games.

A coragem de não agradar
Ichiro Kishimi e Fumitake Koga

Neste livro um jovem e um filósofo discutem sobre auto estima, raiva e complexos que nem nos damos conta que temos.

Um diálogo delicioso de ler!

Viés Otimista

O viés otimista
Tali Sharot

A pesquisadora britânica explora como o comportamento otimista em relação ao futuro está relacionado à evolução do cérebro, e como este viés nos protege e nos impulsiona.

Prato cheio para quem curte neurociência… 🙂

Criatividade S.A.

Ed Catmull

O fundador da Pixar conta como foi sua jornada para conseguir uma cultura onde a criatividade é o pilar mais importante.

Também fala como encarar e aprender com os erros é fundamental para o sucesso. Leitura sensacional!

Gamestorming
Dave Gray, Sunni Brown e James macanufo

Um catálogo com 80 dinâmicas prontinhas para serem aplicadas com os funcionários nas empresas.

São jogos simples que acabam quebrando o gelo entre os colaboradores e ajudam a melhorar a comunicação.

Motivação 3.0
Daniel Pink

Quem acompanhou alguma palestra minha certamente já me viu citando o livro.

Nele o autor coloca uma lupa sobre o que realmente nos motiva e mostra que práticas comuns nas empresas estão completamente na contramão do que diz décadas de pesquisas científicas.

Daquelas leituras explode cabeças…

Product-Led Growth: Como criar produtos que vendem-se sozinhos

No livro, Bush Wes explora como a estratégia de crescimento baseada puramente em vendas está acabando. O futuro será das empresas que buscam o crescimento através de seus próprios produtos.

O livro está cheio de insights e tem uma leitura muito tranquila. Você vai entender como foi que Dropbox, Spotify e outras grandes empresas cresceram com muito rápido e com pouco investimento, apenas mostrando para as pessoas como seu produto é bom.

Dá pra ler numa sentada. 🙂