De vez em quando me pedem indicações de leitura sobre gamificação. Montei então esta lista com algumas leituras bem bacanas – na minha opinião – e incluí também design, comunicação e qualquer outro tema que eu acho que pode te ajudar.
Volte de vez em quando que eu estou sempre atualizando a lista aqui! 🙂
![](https://www.marcelleal.com.br/wp-content/uploads/2019/04/livro-homo-ludens.jpg)
Homo Ludens
Johan Huizinga
Livro de cabeceira de 99% de muitos game designers, nele Huizinga explora o jogo como um formador da cultura humana e não como seu produto.
Também introduz muitos conceitos importantes dos jogos como o Círculo Mágico.
![](https://www.marcelleal.com.br/wp-content/uploads/2019/04/livro-gamificar.jpg)
Gamificar
Brian Burke
Brian Burke conta de forma bastante prática como as empresas podem aplicar a gamificação para potencializar o engajamento de seus funcionários.
São vários cases que ilustram cada uma das etapas, com os acertos e os erros a serem evitados.
![](https://www.marcelleal.com.br/wp-content/uploads/2019/04/livro-realidade-em-jogo.jpg)
A Realidade em Jogo
Jane McGonigal
Neste livro a game designer Jane McGonigal explora como os jogos podem nos unir e ajudar a resolver problemas do mundo real.
São vários exemplos mostrando iniciativas de jogos buscando aproximar as duas realidades: a do mundo real e a dos games.
![](https://www.marcelleal.com.br/wp-content/uploads/2021/12/motivacao-3.jpg)
Motivação 3.0
Daniel Pink
Quem acompanhou alguma palestra minha certamente já me viu citando o livro.
Nele o autor coloca uma lupa sobre o que realmente nos motiva e mostra que práticas comuns nas empresas estão completamente na contramão do que diz décadas de pesquisas científicas.
Daquelas leituras explode cabeças…
![](https://www.marcelleal.com.br/wp-content/uploads/2019/04/livro-criatividade.jpg)
Criatividade S.A.
Ed Catmull
O fundador da Pixar conta como foi sua jornada para conseguir uma cultura onde a criatividade é o pilar mais importante.
Também fala como encarar e aprender com os erros é fundamental para o sucesso. Leitura sensacional!
![](https://www.marcelleal.com.br/wp-content/uploads/2019/04/livro-gamestorming.jpg)
Gamestorming
Dave Gray, Sunni Brown e James macanufo
Um catálogo com 80 dinâmicas prontinhas para serem aplicadas com os funcionários nas empresas.
São jogos simples que acabam quebrando o gelo entre os colaboradores e ajudam a melhorar a comunicação.
![](https://www.marcelleal.com.br/wp-content/uploads/2019/04/livro-a-coragem-de-nao.jpg)
A coragem de não agradar
Ichiro Kishimi e Fumitake Koga
Um jovem e um filósofo discutem sobre auto estima, raiva e complexos que nem nos damos conta que temos.
Diálogo delicioso de ler!
![Viés Otimista](https://www.marcelleal.com.br/wp-content/uploads/2020/11/viesotimista.jpg)
O viés otimista
Tali Sharot
A pesquisadora britânica explora como o comportamento otimista em relação ao futuro está relacionado à evolução do cérebro, e como este viés nos protege e nos impulsiona.
Prato cheio para quem curte neurociência!
![](https://www.marcelleal.com.br/wp-content/uploads/2022/07/pled.jpg)
Product-Led Growth: Como criar produtos que vendem-se sozinhos
Bush Wes
No livro, Bush Wes explora como a estratégia de crescimento baseada puramente em vendas está acabando. O futuro será das empresas que buscam o crescimento através de seus próprios produtos.
O livro está cheio de insights e tem uma leitura muito tranquila. Você vai entender como foi que Dropbox, Spotify e outras grandes empresas cresceram com muito rápido e com pouco investimento, apenas mostrando para as pessoas como seu produto é bom.
Dá pra ler numa sentada. 🙂