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Published 2 de abril de 2020

Muitas empresas já estão aplicando suas ideias de gamificação e conseguindo ótimos resultados. Nos últimos anos, este tipo de estratégia deixou de ser um terreno obscuro com os vários cases de sucesso de gamificação que estão surgindo no país.

Separei aqui 3 exemplos de projetos de gamificação nas empresas em que trabalhamos para aumentar o engajamento dos colaboradores.

Motorola: engajamento interno

Na Motorola existe um programa interno onde os funcionários podem escolher fazer parte e receber em primeira mão os aparelhos que ainda serão lançados pela empresa.

A intenção é que estes dispositivos sejam testados antes de seu lançamento no mercado, garantindo um produto de melhor qualidade. Mas não existia uma comunicação fluida entre a gestão do programa e seus participantes.

Então, depois de uma pesquisa com todos os participantes do programa e pelo menos 40 entrevistas, elaboramos a interface inspirada em uma narrativa de agentes secretos, ideia vinda do próprio resultado da pesquisa. Veja o teaser do lançamento!

Agora não existe mais um programa de testes na Motorola. O que existe é a DF/Squad, uma organização secreta onde qualquer funcionário pode se alistar como recruta e ajudar a garantir a liderança de mercado da empresa.

O clima mudou e as pessoas se engajaram mais com o programa. O resultado é que gamificação “despertou uma reflexão do quanto a mais cada um poderia se empenhar para melhorar nossos produtos“, segundo Edgar Tanaka, Tech Lead do programa.

Viacredi: multiplicando o conhecimento

A maior cooperativa de crédito do país tem entre seus produtos, o consórcio. Um produto complexo, pouco conhecido e que gera várias dúvidas na cabeça do consumidor.

A intenção com a gamificação era gerar alguma competição entre os colaboradores para que eles ofertassem mais o produto e aumentassem a participação dele na receita da empresa.

Aconteceu que, depois de alguns papos com os funcionários, vimos que o motivo da baixa participação provavelmente tinha relação com o conhecimento deles sobre o produto consórcio. Como eles tinham algumas inseguranças em responder as dúvidas dos clientes, acabavam por oferecer produtos menos complexos.

Então mudamos um pouco a direção e pensamos em dinâmicas que buscassem gerar conhecimento. Que pudessem dissecar o produto e multiplicar este conteúdo entre as agências.

A solução foi o Desbravadores, um boardgame (ou “wallgame”, já que fica na parede) de perguntas e respostas sobre o produto, que acontecem em rodadas semanais. E em alguns momentos na dinâmica existem trocas de experiências e informação entre os colaboradores e até entre agências.

Um exemplo para mostrar explicitamente que gamificação antes de ser sobre tecnologia, é sobre pessoas.

Otis: gamificação no onboarding

A multinacional de elevadores é a empresa que mais transporta pessoas no mundo. E, como toda multinacional, tinham um processo de onboarding de funcionários padrão, onde cada diretor, cada gerente apresenta sua área, onde eles entendem sobre os valores da empresa e seus benefícios.

“Tinham” porque usamos a gamificação para mudar a experiência de onboarding dos novos colaboradores.

Depois de alguma pesquisa, vimos que os funcionários se cansavam com todo aquele conteúdo despejado de uma vez. O que fizemos foi quebrar tudo em pequenos textos e vídeos para serem consumidos em uma plataforma online.

Na plataforma os novos colaboradores podem aprender sobre a sua área e todas as outras da empresa. Pode conferir seus benefícios, os programas de incentivo e reconhecimento e ainda interagir com outros recém contratados.

Assim as pessoas já entram na empresa conhecendo todo mundo!

Além de promover esta integração e deixar o conteúdo mais bacana, conseguimos eliminar o processo tradicional de onboarding que consumia tempo da empresa, dos diretores e dos novos colaboradores.

Concluindo

A gamificação é uma estratégia que funciona e muitas empresas já estão se aproveitando dela. É só seguir três grandes etapas no planejamento que as chances de dar certo aumentam bastante. Primeiro conheça bem o público, depois procure alinhar os objetivos pessoais com os da empresa e por fim, implante e teste muito.

Espero que tenha te inspirado em algumas ideias por aí! Se quiser saber mais sobre esta estratégia é só me seguir lá no Linkedin ou entrar em contato por aqui mesmo!

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