Skip to content
Published 23 de agosto de 2019

O efeito IKEA

 
 
00:00 / 5:17
 
1X

No início dos anos 50 surgiram as misturas para bolo, fórmulas prontas para apenas misturar com água e assar.

Muitas famílias e donas de casa se mostraram resistentes com o produto: assar um bolo agora se tornou muito fácil!

Isso acabou desvalorizando o conhecimento que estas mães e donas de casa tinham sobre o assunto, agora qualquer um conseguiria assar um belo bolo para a família.

Mas a indústria teve uma grande sacada para quebrar esta resistência do mercado: deixar o processo mais difícil.

Retiraram um ingrediente da mistura e adicionaram mais uma etapa ao processo. Quem quisesse fazer este bolo teria que comprar um ovo, quebrar e misturar antes de colocar no forno.

Com isso viram o volume de vendas aumentando… mas por que?

==

Veja o estudo completo sobre o efeito IKEA:
http://www.hbs.edu/faculty/Publication%20Files/11-091.pdf

Me acompanhe nas redes!
https://linkedin.com/in/marcelleal
https://facebook.com/gamificacao101
https://instagram.com/mcel
https://twitter.com/_mcel

Acesse o blog!
https://marcelleal.com.br/blog

Mande um oi@ligandoideias.com.br