Existem vários estudos sobre perfis de jogadores, um dos mais divulgados é o do Richard Bartle. Ele divide os perfis em quatro comportamentos básicos: conquistadores, competidores, sociais e exploradores.
Os conquistadores procuram realizar missões e desafios. Tudo o que puder ser realizado dentro do jogo e, mais importante, comprovado para os outros jogadores que isto foi feito, vai motivar este perfil.
Olhando superficialmente, os conquistadores são por vezes confundido com os competidores que buscam muito mais a derrota dos outros jogadores do que propriamente realizações. A motivação deste perfil está em transformar todos os outros jogadores em perdedores.
O perfil social são aquelas pessoas que usam o jogo quase que como uma desculpa para fazer novas amizades e encontrar os amigos. Enquanto o explorador busca dissecar e descobrir cada canto do mundo e da experiência proposta!
Teste de Bartle
Em uma estratégia de gamificação nas empresas não existe (ainda) um método mais formal para descobrir qual é o comportamento dos colaboradores.
Devemos fazer tudo com muito cuidado porque o comportamento no mundo real pode ser bem diferente de quando estamos jogando. Mas existe um teste bem difundido para saber qual é o seu perfil enquanto jogador.
Quer saber qual é o seu? É só responder todas as perguntas aqui embaixo!
.